Sentir dor na lombar não deve ser visto como algo comum, pelo contrário, deve ser encarado como um problema.

Há quem sinta dores diárias e acredite ser resultado da rotina, mas que logo passará. A verdade é que se nada for feito o problema tende a piorar.

No artigo a seguir, entenda quais são as causas e como buscar ajuda médica para fazer o tratamento correto.

O que causa a dor na lombar?

Cerca de 82% das pessoas sentem dor na lombar e as causas podem ser variadas. Dentre elas estão:

  • Sofrer espasmos musculares ou tensão dos músculos
  • Carregar objetos pesados estando em posição inadequada
  • Ficar na mesma posição por um longo período
  • Sentar com a coluna curvada
  • Não manter a postura correta
  • Fazer alongamentos em excesso

Qualquer sobrecarga ou movimento incorreto causa dor na lombar. Por isso, é preciso ter atenção com as atividades do dia a dia e na realização de exercícios.

Veja mais: 5 produtos que auxiliam na postura

A dor na coluna afeta a qualidade de vida

A dor afeta a qualidade de vida de diversas formas. A primeira delas é em relação ao incômodo que causa, o que muitas vezes, impossibilita a realização de atividades do cotidiano.

Quem está com dor na lombar não consegue encontrar uma posição adequada para dormir, logo, fica com o sono comprometido. Como consequência, se tem maior irritabilidade e dificuldade de concentração. 

Ela também afetará o trabalho, pois, a dor e a dificuldade de concentração fazem diminuir o rendimento, sendo assim, é possível perceber a queda na sua produtividade.

Para completar, pode dificultar a prática de exercícios. Com isso pode ocorrer o ganho de peso e comprometimento da saúde uma vez que as atividades contribuem com o bom funcionamento do organismo.

Como tratar a dor na lombar?

O tratamento dependerá da causa do problema e da intensidade da dor na lombar. Cada paciente precisa de orientações personalizadas para reverter o quadro. Confira algumas fontes de tratamento.

1.     Exercícios

Os exercícios são usados para fortalecer a musculatura das costas, inclusive, na região da lombar.

Podem ser aplicados exercícios terapêuticos, controle motor, flexibilização, pilates, caminhadas e outros. Quando bem trabalhados, reduzem a incidência do problema.

2.     Massagem

Ela pode ser usada para diminuir as dores pela manipulação dos tecidos. Possui eficácia de curto prazo e deve ser combinada com outros tratamentos.

A aplicação deve ser feita por profissionais, pois, seu uso incorreto pode agravar o quadro da dor na lombar.

3.     Suporte lombar

As cintas são usadas na prevenção e tratamento das dores. Elas têm a função de estabilizar a região, diminuir a carga e limitar os movimentos.

Veja também:  Para que serve a cinta para coluna?

4.     Aparelhos

Existem diferentes aparelhos usados na fisioterapia que podem trazer alívio. Entre eles os eletroestimuladores, lazer e ultrassom.

Esses provocam o relaxamento da musculatura e atuam como anti-inflamatórios.

5.     Compressa quente

A compressa quente é amplamente divulgada, auxilia no alívio da dor na lombar e melhora a capacidade funcional. O seu efeito é limitado e tende a ser de curto prazo.

6.     Medicamentos

Os medicamentos utilizados com frequência são os anti-inflamatórios, relaxantes musculares e analgésicos.

Eles têm um efeito mais duradouro no combate a dor na lombar, entretanto, é válido ressaltar que atuam na dor e não na causa.

O tratamento mais adequado para dor na lombar deve ser indicado por um médico. Ele pode combinar diferentes modalidades para proporcionar um melhor resultado.

Entretanto, apenas tratar faz com que o problema volte com frequência, deve haver uma conscientização corporal que pode ser conseguida com uma abordagem biopsicossocial para mudar o comportamento.