Sentir dores constantes nas costas e desconforto é um indicativo de que algo não anda bem com a saúde, e saber como corrigir a postura pode ajudar a acabar com esses problemas.

É comum que as pessoas fiquem com os ombros caídos para frente e ao sentarem na posição errada e pressionem a região visceral. Isso somado aos músculos enfraquecidos e cabeça baixa gera muitas dores.

É preciso adotar alguns cuidados posturais para acabar com esse problema e, nem sempre, estão relacionados apenas ao fato de levantar a cabeça ou se sentar de forma ereta.

Dicas de como corrigir a postura

Veja algumas dicas do que pode ser feito e como corrigir a postura para ter uma melhor qualidade de vida.

Faça exercícios físicos

Os exercícios são grandes aliados em diferentes situações e em relação à postura não é diferente. A atividade física ajuda a fortalecer a musculatura, dessa forma é possível garantir uma postura mais ereta.

Pilates é indicado para quem busca como corrigir a postura, pois, além de proporcionar fortalecimento muscular contribui para a consciência corporal.

Em relação aos exercícios mais indicados estão os que trabalham a musculatura das costas, a região abdominal, ombros e outras partes do corpo que estejam diretas ou indiretamente relacionadas a postura.
Leia também: Acessórios esportivos: Por que você deve ficar atento na hora da compra?

Atenção ao uso do celular

O celular é um grande vilão, pois, a maioria das pessoas passa muito tempo usando e na posição incorreta, abaixam a cabeça para verificar a tela.

O ideal é reduzir o tempo de uso e levantar a mão com o aparelho até a altura dos olhos, dessa forma se mantém a postura ereta.

Policie ao sentar-se

Seja na cadeira ou no sofá, é preciso saber como corrigir a postura, principalmente quando se passa muito tempo na mesma posição. Os músculos abdominais devem estar contraídos e as costas eretas, preferencialmente encostada formando um ângulo de 90º.

Outro ponto de atenção é em relação ao tempo, não se deve permanecer sentado por longos períodos, sendo preciso levantar periodicamente para deixar o sangue circular um pouco e fazer alongamentos.

Use cintas de correção

Apenas a cinta de correção não fará com que aprenda como corrigir a postura, mas pode ser uma grande aliada para ajudar a posicionar as costas corretamente quando combinada com outras atividades que foram dadas como dicas.

Para que tenha um efeito positivo, deve ser adequada a estatura da pessoa e ser ortopédica, afinal, a ideia é que o quadro não se agrave.

Durma na posição correta

A forma como se dorme ajuda na qualidade do sono e influência nas dores que sentirá durante o dia ou no relaxamento. O ideal é deitar de lado, com a cabeça apoiada no travesseiro, dessa maneira a coluna ficará em uma posição que respeita a sua curvatura natural.

Para quem tem dificuldade de ficar nessa posição, pode contar com travesseiros ortopédicos para colocar nas pernas e garantir a postura correta mesmo durante a noite.

Saber como corrigir a postura ajuda a amenizar as dores e a ter uma melhor qualidade de vida, mas, isso deve ser feito seguindo orientações médicas e adotando cuidados ao longo do dia.